Menu

Creatina, porque seu consumo ?

Creatina é um aminoácido que se tornou um dos recursos ergogênicos nutricionais, devido a uma possível melhora no rendimento. São eles: arginina, glicina e metionina. Encontrada também em alimentos de carne vermelha, peixes e aves, contendo aproximadamente de 4 a 5g/Kg de creatina.

 A creatina tem seu funcionamento através do fornecimento de mais energia, podendo ter treinos mais intensos, com maior volume e com uma recuperação os treinos bem mais rápida do que sem suplementar. Com isso tudo, consequentemente há o aumento de força e ganho de massa muscular.

No organismo a creatina tem sua atuação através da energia gerada inicialmente chamado de ATP. O ATP fornece sua energia liberando uma de suas moléculas de fosfato. Ele então se torna um composto diferente chamado ADP. Porém existe ATP suficiente para fornecer energia por aproximadamente 10 segundos, então para a continuação do fornecimento de energia e necessário a produção de mais ATP. O fosfato de creatina ajuda dando sua molécula de fosfato para o ADP, regenerando o ATP. Este ATP pode então ser utilizado novamente como fonte de energia. Com isso pode-se minimizar o processo de fadiga gerado pela a produção de lactato e ausência de ATP e se exercitar por mais tempo e numa maior intensamente,  potencializando a atividade física. Outra característica da creatina e a retenção hídrica, que leva a um aumento do volume muscular.

Com isso, a creatina seria benéfica em quem quer aumentar a massa muscular e ter melhor performance em momentos que seja necessário uma maior gasto energético.

 

Referências:

Biesek, S.; Alves, L. A.; Guerra, I. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Barueri-SP: Editora Manole, 2005, Cap. 13, p. 265-297. 506p.

McArdle, W.D.; Katch, F.I.; Katch, V.L. Nutrição para o desporto e o exercício. Rio de Janeiro: Editora Guanabara; 2001. Cap 1. 4-35. p.694.

 

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

3 VIDEOS DE GRAÇA

Lhe EnsInarão A Perder Sua Gordura De Forma 100% NATURAL.

SAIBA MAIS